A Magia de Fazer Pão

by - junho 19, 2020




Já ouvi dizer que fazer pão é uma tarefa sagrada. E percebemos isso em vários mitos religiosos ao redor do mundo. Um alimento clássico, presente em várias culturas (uns de milho, outros de trigo).

Mas você entende mais a dinâmica disso quando realmente faz um. 

Eu fiz pães, poucas vezes na minha vida, mas todas as vezes foram algo além do comum na cozinha. A atenção nas medidas e na espera pela massa crescer até o tempo de ir ao forno. Eu  me percebi mais presente na atividade que estava realizando.

Gosto de associar os bolos e pães como feitiços, no seu modo de fazer. E de certa forma, não deixam de ser (a magia na cozinha é uma das mais clássicas existentes). 

Quando você separa os ingredientes cuidadosamente, adicionando na ordem da receita; 
Lembrando do que a avós diziam: "Mexa no sentido horário, senão a massa 'desanda'.
(E inconscientemente você o faz).  E vai seguindo a receita, até o tempo de criar coragem de adaptar ou experimentar novos ingredientes na massa.
Na sua mente você visualiza  como espera que a massa fique; e ao colocar a forma no forno, você se enche de expectativa, mas sabe que tem que ter paciência e esperar o tempo certo.
Você se desliga um pouco, mas em algum lugar na sua mente,  sabe que há delícias sendo preparadas, e apenas espera o tempo exato para obtê-las. 

Esse processo é mágico e sinto que o pão é ainda mais sensível em como VOCÊ está se sentindo quando o faz. Me diga, quantas vezes você foi em alguma padaria e o pão não estava com uma aparência ou gosto agradável, e talvez pensou "Nossa, o padeiro não estava de bom humor hoje..."?

Isso me faz pensar em como a massa é sensível a como você está se sentindo ao fazê-la. 


Porém, eu tenho uma amiga que gosta de cozinhar quando está triste porquê no final acaba se sentindo melhor. Mas a diferença que notei é que ela transforma aquele sentimento enquanto cozinha. Ela atribuiu um sentido "mágico" ao cozinhar e ao final do processo ela se sentia melhor e seus sentidos se abriam para o alimento. Mas quando você "amaldiçoa" até o processo de fazer a comida, então duvido muito que sinta o sabor que esperava.

Voltemos ao pão (haha)!  Quando fazemos um pão estamos repetindo a uma sabedoria antiga, símbolo de prosperidade, vida, morte e renascimento. A transformação de todo um trabalho em sustento.  Mesmo que hoje tenhamos outras tecnologias para nos ajudar, o processo aconteceu mesmo antes da sua avó.

E quando você se desperta para a sacralidade do ato, a sensação de olhar no forno e ver a sua massa crescida como esperava, se eleva a um nível que o sabor do alimento te faz nostálgico de um momento que nem se lembra que viveu, mas sabe que aconteceu!




Veja Também

0 Comments

Comentários

Não tenha medo dos seus pensamentos: