Autocobrança por Produtividade

by - junho 11, 2020




Se você trabalha com criações e está ativo nas redes sociais nestes últimos meses, você em algum momento deve ter passado por um estado de autocobrança por produtividade.

Eu falo isso porque eu estou passando por isso ultimamente e sei que muitos outros também. Além  da pandemia e dos muitos acontecimentos lá fora (escrevo isso em isolamento), muitos enfrentamos um caos pessoal para continuar produzindo e tentando levar os dias o mais "normal" possível, mas não são tempos normais para isso!

Ás vezes eu olho para a minha mesa cheia de papeis e tintas, tentando criar coragem para sentar ali e criar, mas algo me impede. E ao tentar ir nas redes sociais e ver criações alheias para me inspirar, isso acaba tendo um efeito contrário: "Nossa, será que eu sou um fracasso?". 

Isso vai muito além de um bloqueio criativo (pelo qual todos passamos em algum momento), é como se você quisesse dar uma pausa de todo o caos que está acontecendo e a preocupação com aquele projeto não vai ajudar nesta "pausa". 

Principalmente se isso for algo que irá te trazer renda (que sabemos que nesse momento é muito importante para muita gente). Infelizmente há coisas que não podemos parar...

Se você tem um prazo curto, tente fazê-lo em pequenas etapas. 
  • Faça quantas pausas forem necessárias; 
  • veja videos engraçados; se alongue; 
  • respire fundo. 
  • Você consegue! 
  • Você não está só!
Estamos em um momento diferente, difícil e sem mencionar HISTÓRICO! E além do autocuidado de higiene e isolamento, temos que cuidar da nossa saúde mental e emocional. Jé existem muitas cobranças desnecessárias na sociedade e você não precisa fazer uma consigo mesmo. 

E eu quero dizer para você, que está tudo bem não criar algo agora. Você não precisa fazer um projeto todos os dias ou toda semana. Embora a situação seja mais do que um "bloqueio criativo", experimente fazer coisas que normalmente  te ajudam a sair dele; algo prazeroso como:

  • ver filmes;
  • escutar suas músicas favoritas;
  • ler livros que te agradem;
  • conversar com seus amigos; 
  • brincar com seu animalzinho;
  • meditar;
  • cantar; 
  • cozinhar... 

É ruim ficar muito tempo parado, mas está tudo bem descansar.  É normal refletir sobre suas ações, mas não se julgue tanto. E fique feliz com um pequeno esboço/rascunho que fizer. Estar aqui neste momento já é uma vitória. E o seu processo de criação é só seu e de mais de ninguém. Respeite-o! 



Veja Também

0 Comments

Comentários

Não tenha medo dos seus pensamentos: